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A Descentralização do Departamento de Recursos Humanos - Egberto Prado Lopes Bastos

A descentralização das funções do departamento de recursos humanos é uma tendência que vem ganhando força no mundo empresarial. Ao mesmo tempo em que cresce, gera muitas dúvidas sobre como deve ser feita e quais são os possíveis retornos para a organização.

Essa descentralização nada mais é do que a transferência de algumas das funções de RH a todos na organização. O objetivo é permitir que os funcionários tenham controle sobre as suas próprias carreiras e desenvolvimento e, no caso dos líderes, o aumento da sua participação nas decisões relativas aos seus times.

São descentralizadas, na maioria dos casos, funções rotineiras e específicas como a manutenção de currículos, alguns controles (horas, férias etc.), desenvolvimento, performance e sucessão.

A grande vantagem está justamente no fato de os funcionários que tocam os negócios conhecerem suas necessidades. Ninguém melhor do que um gerente sabe as necessidades de desenvolvimento e performance para os seus funcionários e, ninguém melhor do que o funcionário sabe as suas expectativas em relação à carreira e à empresa.

Uma das resistências que existe a essa tendência é do próprio departamento de recursos humanos, que sente que está com menos poder dentro da organização. Esse medo é justificável uma vez que o departamento está deixando de realizar algumas das suas atividades, mas isso não significa, de maneira alguma, que o departamento está perdendo a importância. Na verdade o RH, em uma empresa que adota a descentralização, utiliza todos os seus recursos para planejar e executar atividades estratégicas – estabelecendo diretrizes e criando ferramentas para que possam ser cumpridas adequadamente, obtendo os resultados esperados.

Além disso, o RH será o grande responsável por coordenar o processo de implantar essa descentralização, planejamento com a alta gestão e os demais departamentos da organização como o processo será implementado, desenvolvendo o plano de comunicação, que garante que todos estejam informados de qual é o objetivo do projeto e como o mesmo será desenvolvido e capacitando todos os funcionários que terão novas atividades adicionadas aos seus cargos.

Quais são os resultados que se pode esperar da adoção dessa estratégia? Como já colocado, o primeiro deles vem da liberação do RH de atividades rotineiras. A partir daí é possível utilizar o tempo e as pessoas para realização de atividades de planejamento e, principalmente, mensuração de resultados, que nunca são feitas adequadamente, não permitindo a real percepção de iniciativas que trazem resultados para a empresa.

Outro resultado é a motivação dos funcionários da empresa, resultante do controle que eles passam a ter sobre suas carreiras e do melhor alinhamento entre objetivos organizacionais e desenvolvimento de pessoas. Esse aumento da motivação pode ser medido com a diminuição do turnover (rotatividade), que representa, geralmente, um grande custo para as empresas (o custo do turnover é de aproximadamente 1,5 vez o salário do funcionário que deixou a empresa – composto por custos de recrutamento e seleção, custos de treinamento, perda de produtividade etc.).

Como visto, a descentralização das atividades de RH pode trazer excelentes benefícios para a empresa, desde que seja bem gerenciada; havendo uma comunicação clara, mantendo as atividades estratégicas do departamento de recursos humanos e com treinamento e capacitação adequados dos funcionários que passarão a ter novas atividades aliadas ao seu cargo.
 
*Egberto Prado Lopes Bastos é diretor da MTB Assessoria Organizacional e representante no Brasil do sistema focus de gestão de RH.

Data: 01/07/2003

 

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