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A
descentralização das funções do departamento de recursos humanos é uma
tendência que vem ganhando força no mundo empresarial. Ao mesmo tempo em
que cresce, gera muitas dúvidas sobre como deve ser feita e quais são os
possíveis retornos para a organização. Essa
descentralização nada mais é do que a transferência de algumas das funções
de RH a todos na organização. O objetivo é permitir que os funcionários
tenham controle sobre as suas próprias carreiras e desenvolvimento e, no
caso dos líderes, o aumento da sua participação nas decisões relativas aos
seus times. São
descentralizadas, na maioria dos casos, funções rotineiras e específicas
como a manutenção de currículos, alguns controles (horas, férias etc.),
desenvolvimento, performance e sucessão. A
grande vantagem está justamente no fato de os funcionários que tocam os
negócios conhecerem suas necessidades. Ninguém melhor do que um gerente
sabe as necessidades de desenvolvimento e performance para os seus
funcionários e, ninguém melhor do que o funcionário sabe as suas
expectativas em relação à carreira e à empresa. Uma
das resistências que existe a essa tendência é do próprio departamento de
recursos humanos, que sente que está com menos poder dentro da
organização. Esse medo é justificável uma vez que o departamento está
deixando de realizar algumas das suas atividades, mas isso não significa,
de maneira alguma, que o departamento está perdendo a importância. Na
verdade o RH, em uma empresa que adota a descentralização, utiliza todos
os seus recursos para planejar e executar atividades estratégicas –
estabelecendo diretrizes e criando ferramentas para que possam ser
cumpridas adequadamente, obtendo os resultados esperados.
Além
disso, o RH será o grande responsável por coordenar o processo de
implantar essa descentralização, planejamento com a alta gestão e os
demais departamentos da organização como o processo será implementado,
desenvolvendo o plano de comunicação, que garante que todos estejam
informados de qual é o objetivo do projeto e como o mesmo será
desenvolvido e capacitando todos os funcionários que terão novas
atividades adicionadas aos seus cargos. Quais
são os resultados que se pode esperar da adoção dessa estratégia? Como já
colocado, o primeiro deles vem da liberação do RH de atividades
rotineiras. A partir daí é possível utilizar o tempo e as pessoas para
realização de atividades de planejamento e, principalmente, mensuração de
resultados, que nunca são feitas adequadamente, não permitindo a real
percepção de iniciativas que trazem resultados para a
empresa. Outro
resultado é a motivação dos funcionários da empresa, resultante do
controle que eles passam a ter sobre suas carreiras e do melhor
alinhamento entre objetivos organizacionais e desenvolvimento de pessoas.
Esse aumento da motivação pode ser medido com a diminuição do turnover
(rotatividade), que representa, geralmente, um grande custo para as
empresas (o custo do turnover é de aproximadamente 1,5 vez o salário do
funcionário que deixou a empresa – composto por custos de recrutamento e
seleção, custos de treinamento, perda de produtividade
etc.). Como
visto, a descentralização das atividades de RH pode trazer excelentes
benefícios para a empresa, desde que seja bem gerenciada; havendo uma
comunicação clara, mantendo as atividades estratégicas do departamento de
recursos humanos e com treinamento e capacitação adequados dos
funcionários que passarão a ter novas atividades aliadas ao seu
cargo. |
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