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Reestruturação Organizacional em Empresa de Conhecimento

  1. Situação Inicial

Identificação da necessidade de reestruturação organizacional tendo em vista a complexidade e o grau de conhecimento envolvido no seu campo de atuação.

Principais pontos identificados:

  • Falta de uma definição clara da missão social, limites de atuação, objetivos institucionais e possibilidade de atuação junto ao mercado, para uma consolidação da empresa no contexto onde atua e um planejamento organizacional exeqüível;

  • Falta de estrutura de planejamento e controle integrada;

  • Corpo gerencial desprovido de metas organizacionais;

  • Atuações isoladas entre as áreas da empresa;

  • Falta de diretrizes claras que possibilitassem a composição de uma estrutura organizacional ajustada às características da empresa.

  1. Que Foi Feito

O trabalho foi iniciado por uma etapa de levantamento de dados, entrevistando pessoas-chaves da Organização. Através dessas entrevistas, identificou-se as necessidades e foram propostas as seguintes atividades:

  • Gerenciamento de projetos internos da empresa, incluindo treinamento das equipes multidisciplinares de trabalho;

  • Definição da sistemática de elaboração, controle e gerenciamento de projetos;

  • Realização de palestra de integração institucional;
  • Gerenciamento de contratos;

  • Definição de sistemática de atos de gestão e de sistema de comunicação;

  • Racionalização dos sistemas e fluxos de informação;

  • Definição de normas e procedimentos;

  • Elaboração do regimento interno da Diretoria;

  • Definição da estrutura organizacional.

  1. Resultados Obtidos

  • Definição e divulgação dos princípios institucionais da empresa;

  • Composição de uma estrutura de planejamento e controle organizacional;

  • Integração do corpo gerencial horizontal e verticalmente (aos objetivos institucionais);

  • Estrutura organizacional ajustada ao tipo de funcionamento estipulado no planejamento;

  • Racionalização dos sistemas;

  • Comprometimento/alinhamento do nível gerencial aos planos institucionais e organizacionais;

  • Desenvolvimento e aprendizagem organizacional.

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