Voltar para Cases
 
Sistema de Remuneração Estratégica

  1. Situação Inicial

Clima organizacional ruim devido, principalmente, ao mal estar dos funcionários decorrente, em grande parte, de medidas impopulares, tomadas de forma autoritária, e de uma política de RH que além de não valorizar o funcionário, no tinha instrumentos para implementar uma nova filosofia de trabalho.

  1. O Que Foi Feito

Depois de algumas reuniões para conseguir o consenso da Diretoria em relação à visão de futuro e modo de atuação, definiu-se uma política de RH e instrumentos de Remuneração Estratégica que permitiram, além da valorização dos funcionários envolvidos nos projetos, focar e discutir medidas que, tratadas dessa forma (ainda que impopulares), muitas vezes estimulavam a criatividade, transformando ameaças em oportunidades.

Algumas atividades desenvolvidas:

  • Definição da política de recursos humanos a partir do planejamento estratégico da empresa e da decisão de sua direção;

  • Decodificação da nova política de RH para todos os setores da empresa;

  • Ampliação do conjunto de fatores responsáveis pela avaliação da remuneração adequada. Além das atividades e linhas de responsabilidade, também foram considerados conhecimentos, habilidades, desempenho e resultados.

  • Elaboração de um Sistema de Remuneração Estratégica que expressasse a vontade do administrador, permitindo a utilização de instrumentos administrativos para atingir metas organizacionais.

  1. Resultado Obtido

  • Melhoria no clima organizacional, aumento da satisfação dos funcionários, diminuição das resistências, aumento da flexibilidade e da criatividade individuais assim como da produtividade da organização

^ topo